No dia do profissional de RH, comemorado nesta quinta, 03, o Cointelegraph destaca como a tecnologia blockchain pode ser um importante aliado para o profissional de recursos humanos e, para isso, consultou o especialista Marcelo Braga, da Reachr.
Braga argumenta que como o blockchain não permite alterações qualquer registro ou histórico de informação sobre candidatos e empresas é muito mais confiável.
"Isso lhe permite tomar decisões mais acertadas, sem medo de confiar em dados incorretos",disse.
Ainda segundo ele, devido à sua consistência, há bem menos chances de fraudar as informações protegidas com blockchain e isso é algo essencial para quem precisa verificar diversos documentos de alta importância dentro da empresa com muita frequência.
Além disso os resultados são mais garantidos, segundo ele, pois o menor índice de erros dentro do blockchain também garante que as ações promovidas pelo RH terão resultados bem mais consistentes.
"Como toda a segurança da informação é maior, também é possível prever melhor os resultados e elaborar um plano mais eficaz", argumenta.
Ele destaca ainda que em qualquer negócio, independentemente do contexto, existe a possibilidade de que alguns dados sejam fraudados.
"Melhor do que tentar verificar tudo manualmente para assegurar a veracidade das informações, ter um sistema que evita alterações indevidas nas informações pode lhe economizar bem mais tempo e energia"
Confiança nas ferramentas usadas
Braga aponta ainda que ferramentas digitais de recrutamento e plataformas de avaliação precisam ter o máximo de segurança e nesse ponto, a utilização do blockchain é um dos melhores recursos disponíveis.
No caso da automação de processos, algumas tarefas que exigem mais segurança, como verificação de históricos e registros de documentos de colaboradores, geralmente não podem ser automatizadas, pois exigem que uma pessoa confira tudo antes de aprovar.
"Porém, com a maior segurança desse sistema, é possível utilizá-lo para automatizar mais tarefas e aumentar a produtividade", afirma.
Ele também desca que a tecnologia assegura a maior transparência de todas as informações em seu sistema.
"Muito útil quando você precisa fazer uma avaliação de desempenho na sua equipe e quer demonstrar como ela foi feita. O risco de que algum dado esteja oculto ou alterado é bem pequeno", finaliza.
LEIA MAIS
- Ex-presidente do Banco Central da Argentina propõe criação de uma moeda digital
- Gerente geral da IBM para a América Latina diz que blockchain será fundamental depois da pandemia
- Justiça apreende 3.992 Bitcoin da Indeal na Poloniex e revela que suposta Pirâmide movimentou mais de R$ 1 bilhão no Brasil