Cointelegraph
DOGE$0.08726 1.87%
TRX$0.3357 0.59%
LINK$13.02 2.63%
ZEC$1,206.71 6.89%
ADA$0.2502 1.42%
XRP$1.39 3.19%
ETH$2,539.50 1.48%
BTC$82,564.55 1.31%
XMR$553.45 0.72%
BNB$762.62 0.56%
XLM$0.1985 2.20%
SOL$113.33 3.37%
HYPE$85.59 3.78%
Escrito por Zoltan VardaiRedatorRevisado por Yohan YuEditor

Grécia planeja imposto de 10% sobre ganhos de capital com criptomoedas

Últimas NotíciasPublicado8 de out. de 2026

O projeto de lei da Grécia propõe um imposto de 10% sobre ganhos de capital com criptomoedas, com isenção para ganhos anuais de até 500 euros e trocas de cripto por cripto.

O Ministério da Economia Nacional e das Finanças da Grécia publicou na quarta-feira um projeto de lei que propõe um imposto de 10% sobre os ganhos de capital com criptomoedas de pessoas físicas, com isenção para ganhos anuais de até 500 euros (US$ 559,95).

A proposta permitiria a declaração voluntária de ganhos com criptomoedas realizados anteriormente, sem penalidades, no prazo de 12 meses após a publicação da lei. Ela isentaria as trocas de cripto por cripto do imposto sobre ganhos de capital e introduziria um imposto fixo de 10% sobre os retornos de staking, empréstimos ou provisão de liquidez.

Segundo o ministério, o projeto de lei preencheria uma lacuna legislativa no tratamento tributário das criptomoedas na Grécia.

A consulta pública será encerrada em 22 de outubro, e o ministério pretende realizar uma votação parlamentar na primeira semana de novembro.

Vários países europeus já desenvolveram regras de tributação de ativos digitais. A Áustria introduziu um imposto de 27,5% sobre os ganhos com criptomoedas em março de 2022. A França introduziu um imposto fixo de 30% sobre os ganhos de capital individuais com criptomoedas em dezembro de 2018.

Em setembro, o Ministério Federal das Finanças da Alemanha teria emitido uma proposta preliminar para submeter os lucros de negociações com criptomoedas ao imposto fixo padrão de 25% a partir de 2028. De acordo com a legislação atual, os ganhos de pessoas físicas com a venda de ativos de criptomoedas mantidos por mais de 12 meses geralmente são isentos de impostos.

Relacionado: A adoção de criptomoedas floresce na Alemanha, enquanto o Reino Unido fica ‘para trás’, diz pesquisador da CoinShares

As regras da UE ampliam a comunicação de informações fiscais sobre criptomoedas

A Grécia está entre os países da União Europeia obrigados a implementar a oitava alteração do bloco à Diretiva de Cooperação Administrativa (DAC8), uma diretiva de transparência fiscal que amplia o compartilhamento automático de informações entre as autoridades nacionais para incluir transações com criptomoedas.

A diretiva exige que os provedores de serviços de criptomoedas coletem dados de transações de usuários da UE a partir de 1º de janeiro de 2026. Os provedores comunicarão essas informações às autoridades nacionais, que deverão concluir suas primeiras trocas transfronteiriças abrangendo a atividade de 2026 até 30 de setembro de 2027.

Os requisitos de comunicação de informações sobre criptomoedas da DAC8 baseiam-se no Crypto-Asset Reporting Framework (CARF) da OCDE. A Grécia aderiu a um compromisso multinacional em novembro de 2023 para implementar o CARF e iniciar as trocas de informações até 2027.

A Cointelegraph está comprometida com um jornalismo independente e transparente. Este artigo de notícias é produzido de acordo com a Política Editorial da Cointelegraph e tem como objetivo fornecer informações precisas e oportunas. Os leitores são incentivados a verificar as informações de forma independente. Leia a nossa Política Editorial https://cointelegraph.com.br/editorial-policy

Mais sobre o assunto