
Parlamentares franceses apoiam imposto sobre swaps de stablecoins no projeto de orçamento de 2027
A Comissão de Finanças da França apoiou impostos sobre swaps de stablecoins, bem como sobre ganhos não realizados com cripto quando famílias com mais de 800.000 euros se mudam para o exterior.

A Comissão de Finanças da Assembleia Nacional da França aprovou nesta semana propostas para tributar conversões em stablecoins atreladas a moedas fiduciárias e ampliar o imposto de saída do país para investidores em cripto.
A Emenda I-CF1826, apresentada pelo deputado francês Nicolas Sansu e adotada na quarta-feira, tornaria as conversões de cripto em stablecoins atreladas a moedas fiduciárias eventos tributáveis a partir de 1º de janeiro de 2027.
O texto explicativo descreve o tratamento tributário atual como uma “brecha na legislação”, segundo uma tradução automática.
Os ganhos tributáveis seriam calculados usando o custo de aquisição dos ativos alienados, com uma média ponderada para holdings do mesmo token compradas a preços diferentes.
A Assembleia plena está programada para começar a analisar o Projeto de Lei de Finanças de 2027 na terça-feira, 13 de outubro. Se promulgada, a medida poderia fazer com que investidores incorressem em impostos sobre ganhos de capital sem converter os ativos em moeda fiduciária.
A Emenda I-CCF798 do deputado Daniel Labaronne, também adotada na quarta-feira, permitiria que os investidores compensassem perdas realizadas com criptomoedas por 10 anos. Uma emenda sobre imposto de saída adotada na quinta-feira abrangeria ganhos não realizados quando contribuintes com ativos de criptomoedas familiares avaliados em mais de 800.000 euros (US$ 895.000) transferissem suas residências para o exterior.
Relacionado: “Não há volta” para instituições que avançam rumo a um futuro on-chain tokenizado, diz a Fidelity
Propostas europeias de impostos sobre cripto adotam abordagens diferentes
Na quarta-feira, o Ministério da Economia Nacional e das Finanças da Grécia publicou um projeto de lei propondo um imposto de 10% sobre os ganhos de capital com cripto de pessoas físicas, com isenção para ganhos anuais de até 500 euros (US$ 560).
Ao contrário do imposto proposto pela França sobre conversões, a proposta grega não tributaria exchanges de cripto por cripto.
A França e outros membros da União Europeia devem aplicar as regras de comunicação de informações tributárias do bloco previstas na oitava alteração da Diretiva de Cooperação Administrativa (DAC8).
A DAC8 exige que provedores de serviços de cripto coletem as identidades dos usuários e os dados de suas transações e os comuniquem às autoridades fiscais nacionais, que então trocam as informações com suas homólogas nos Estados-membros da UE. As exigências de comunicação de informações sobre cripto começaram a ser aplicadas em 1º de janeiro de 2026. As primeiras trocas de informações referentes a transações de 2026 devem ocorrer até setembro de 2027.
Revista: Como se espera que as regras tributárias da UE sobre cripto funcionem para usuários e plataformas

